Seis dias de Formação de Unhas
Ufa! Só de pensar sinto-me cansada. Sim, foi extremamente puxado, mas foi decerto muito enriquecedor…. Esperem, vocês sabem o que é um Campus de Unhas? Não?! Então passo a explicar.
Então é uma SEMANA INTENSIVA de formação(!), estrutura de unhas de salão, estrutura extrema ou seja unhas razoavelmente grandes , inúmeras técnicas de Nail Art, produtos que não conhecia e isto tudo… em Italiano!! Ora a bela ragazza aqui fala um pouco daquela língua maravilhosa, mas assim que eles metem a terceira e aceleram a fundo já foste! Resumindo… a massa cinzenta foi nesse sentido extremamente exercitada.
Conto-vos então tudinho desde o início.
Para começar da melhor maneira fiz mal as contas e cheguei 20 minutos antes das portas fecharem ao aeroporto. Devido às contas mal feitas tive 20 minutos para passar no controlo de bagagem e chegar à ultima porta de embarque! Boa Tânia! Conclusão – a corridinha das 5 de la matina estava feita.
Cheguei ao Porto para me juntar à minha colega de aventura Yanna Opazo, minha gémea como dizem, e siga rumo a Nápoles.
Ao chegarmos, somos cumprimentadas por um simpático taxista que nos pede SETENTA EUROS para nos levar ao hotel. Lá conseguimos falar com as colegas do Campus e após 2 horas e meia de espera conseguimos chegar ao hotel por um preço bem mais justo (20€).
Já no hotel tivemos um jantar de boas-vindas para conhecer as nossas colegas de Campus e os organizadores. Tenho de dizer que foram todos excepcionais! Super simpáticos e muito atenciosos com as “estrangeiras”.
Resumindo foram 6 dias de formação, das 9h às 21h com uma pequena pausa para o almoço. Os nossos trabalhos eram avaliados diariamente pelos formadores e pela organizadora do Campus. Foi uma extensa lista de técnicas de unhas de gel, unhas de acrílico e unhas de polygel:
- Manicure Russa
- Verniz de Gel
- Unhas de Gel
- Unhas de Polygel
- Unhas de Acrílico
- Formatos de salão
- Formatos extremos
- One Stroke
- Plastiline
- 3D em acrílico
- Aguarela
- Painting gel
- Zhostovo
Como podem ver não havia tempo para muito mais do que aprender e trabalhar. Mas mesmo assim tivemos bons momentos de galhofa e brincadeira com o pessoal. Foi algo que me surpreendeu, já que o ano passado tive num Campus semelhante em Roma, e não fomos de todo muito bem recebidos no inicio. Digo isto porque depois que viram os nossos trabalhos mudaram de ideias.
Em Nápoles, não!
As pessoas foram super simpáticas desde o primeiro instante, bem dispostas e muito humildes. Deparámos-nos com muita qualidade! Aliás verdadeiros artistas e nem assim se acham mais que ninguém.
Ora uma semana num hotel, no cimo de um vulcão, longe de tudo e todos, estávamos “reféns “ do aprender. A cada dia que passava aprendíamos mais técnicas de unhas novas com formadores excepcionais que nos transmitiam e injectavam ainda mais o amor pela arte das unhas. Foi um carregamento de inspiração!
A muito custo e porque havia as “estrangeiras” tivemos UMA saída na véspera do fim. Fomos a uma pizzaria comer a verdadeira pizza napolitana. Acabou por ser um jantar super animado em que o tema principal não poderia deixar de ser “Unhas”. Portanto tudo se resumiu sobretudo a unhas. No dia seguinte foi mais um intenso dia de formação e a entrega dos certificados.
Certificados
Os certificados foram entregues por categorias portanto cada aluno tinha o certificado identificado com a matéria onde se tinha mostrado mais capacitado. Ou seja, se tivéssemos demonstrado bons trabalhos numa técnica ou formato, seria apenas esse mencionado no nosso certificado.
É com muito orgulho que vos conto que inesperadamente só as “estrangeiras” – leia-se a Yanna e eu – conseguiram o
MASTER ABSOLUTO!!!
Quando o meu certificado me foi entregue, as palavras que me disseram, chegaram no momento certo e deixaram-me com o nó na garganta, mas lá me consegui controlar.
É muito saboroso quando pessoas com talentos excepcionais reconhecem o nosso trabalho e nosso esforço.
Obrigada Patrizia, Rafaelle e toda a equipa Aretini Itália
Deixo-vos alguns dos momentos espetaculares que tivemos no Campus Aretini 2018

Eu adorei a experiência e será de certo a repetir. Siga para o quarto Campus! Já são dois como aluna e vou para o segundo como formadora.